Chuva e nova cheia forçam moradores a deixarem casas mais uma vez em Canoas-RS

Janela de tempo seco, na semana passada, deu esperança para os moradores de Canoas, mas retorno para casa ficou ameaçado após chuvas no fim de semana

Da redação

Chuva faz moradores de Canoas saírem de casa novamente
REUTERS/Amanda Perobelli

A janela de tempo seco, na semana passada, deu esperança para os moradores de Canoas, na Grande Porto Alegre. Muitos chegaram a voltar para casa, apesar dos estragos. Com a volta da chuva em praticamente todo o estado, no fim de semana, inclusive com a elevação do nível dos rios, houve pedido imediato de evacuação de sete bairros.

Mais de 90 mil pessoas seguem fora de casa na cidade. No bairro Niterói, na Zona Leste, onde a água baixou, muitos moradores relutam em deixar as residências pela segunda vez, principalmente por causa dos saques e assaltos.

A Rafaela está na casa de parentes há quase duas semanas. Ela mora com a filha de dois anos, o marido e a avó. Hoje, veio pegar mais cobertores e o que deu para salvar. Ela conta que ainda não dá para voltar para casa porque a água subiu muito rápido.

Os resgates continuam. Um idoso de 78 anos foi retirado, no último domingo (12), da laje onde estava e levado para o hospital.

Para tentar acelerar o processo de escoamento da água, a prefeitura instalou mais duas bombas no dique do bairro Niterói. A água é tirada da vala e levada de volta para o rio. O mesmo processo deve ser feito em outros bairros ao longo da semana.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.