China quer levar astronautas para a Lua até 2030

A China foi o primeiro país a chegar com uma espaçonave no lado oposto da Lua

Por Juliano Dip

China quer levar astronautas para a Lua até 2030
Reprodução

Astronautas chineses voltaram à Terra depois de uma missão de cinco meses em uma estação espacial. O plano agora é levar astronautas à Lua até 2030.

O retorno da tripulação da Shenzhou-16 foi transmitido ao vivo pela TV estatal do país. A cápsula de reentrada que transportava os três astronautas pousou numa área remota no norte da China.

Os astronautas foram substituídos pela tripulação da Shenzhou-17, que chegou à estação espacial na semana passada.

A Shenzhou-17 marca a 12ª missão tripulada da China desde que o país levou o primeiro cidadão ao espaço, há exatos 20 anos.

Hoje, a China tem a própria estação espacial, construída depois que os Estados Unidos proibiram qualquer colaboração entre a Nasa e as autoridades espaciais chinesas. 

A China foi o primeiro país a chegar com uma espaçonave no lado oposto da Lua. A sonda trouxe amostra lunares que são estudadas aqui na terra. Depois, em 2021, pousaram um pequeno robô na superfície de Marte. Os chineses também têm planos de mandar astronautas para a Lua até 2030.

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.