Na guerra por territórios entre facções criminosas no Rio de Janeiro, há traficantes bem conhecidos e foragidos. Com décadas de atuação e extensas fichas criminais, muitos destes criminosos são conhecidos da polícia, mas seguem à solta, controlando as regiões onde moram.
Atualmente com quase 50 anos, os bandidos que aproveitam a liberdade somam 33 mandados de prisão em aberto. Além de seguirem livres, os criminosos também mantém o terror nas periferias do Rio de Janeiro. Conheça abaixo alguns deles:
'Scooby-Doo'
Leandro Nunes Botelho, conhecido por Scooby-Doo, é líder do tráfico de drogas no Morro dos Macacos, em Vila Isabel. Ele é um dos mais antigos em atividade, apontado como chefe do tráfico e integrante da facção Terceiro Comando Puro.
'Pezão do Alemão'
Do Complexo do Alemão, Luciano Martiano da Silva, o 'Pezão do Alemão' segue livre e solto. O traficante é um dos chefões do Comando Vermelho. Ele chegou a ficar preso entre 2005 e 2008, mas deixou a cadeia beneficiado por uma medida judicial, foi até o Paraguai e se tornou fornecedor de maconha e cocaína para favelas da facção.
'Alvarenga'
Jorge Luiz Moura Barbosa, o 'Alvarenga' é responsável por gerenciar o crime no Complexo da Maré há mais de 10 anos. Atualmente com 44 anos, ele sequer foi preso uma vez. Segundo a polícia, é ele quem organiza bailes funk que impulsionam a venda de drogas na comunidade.
'Paulinho do Fogueteiro'
Nos morros entre a Zona Sul e o Centro, em Fallet e Fogueteiro, Paulo César Baptista de Castro o 'Paulinho do Fogueteiro', é quem domina o crime organizado. Ele é apontado como responsável por aliciar adolescentes para o tráfico de drogas.
'Abelha'
Outro bandido conhecido entre os nomes mais procurados do Rio de Janeiro é Wilton Carlos Rabello Quintanilha, o 'Abelha'. Após ser preso, ele saiu pela porta da frente em 2021, com um alvará de soltura falso. O escândalo acabou com a prisão do Secretário de Administração da época, que apareceu cumprimentando o criminoso. 'Abelha' segue foragido.