A prova deste domingo, 10, do Enem apostou em tópicos atuais, como a vacina contra covid-19, impacto de microplástico na biodiversidade e matemática financeira. No entanto, cerca de 30% dos inscritos não fizeram as provas. No ano passado, a abstenção foi de 32%.
O último dia de provas do exame teve matemática e ciências da natureza. Segundo o professor de curso pré-Enem, Luiz Paulo Pires, a administração do tempo foi um dos desafios dos estudantes.
“O principal obstáculo foi a extensão nesse segundo dia, saber lidar com a prova de matemática e também com a prova de natureza. Quanto à distribuição de tempo, foi um desafio”, afirmou ao Jornal da Band.
Desta segunda-feira (11), até a próxima sexta-feira (15), quem não conseguiu fazer o Enem por motivos de saúde ou logística pode pedir a reaplicação. Para as solicitações aprovadas, as novas provas estão marcadas para os dias 10 e 11 de dezembro.
O Ministério da Educação anunciou que será antecipada para esta semana a divulgação do gabarito oficial, inicialmente previsto para o dia 20, mas a grande expectativa fica para a nota, que será divulgada em 13 de janeiro.