Cebola, batata e alface foram os produtos da cesta que mais subiram de preço

Esses aumentos, segundo a Conab, têm tudo a ver com o clima

Da redação

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) divulgou o resultado do 12º Boletim Prohort de Comercialização de Hortigranjeiros nas Centrais de Abastecimento (Ceasas) de 2023. 

E produtos essenciais para o dia a dia do brasileiro subiram bastante de preço. A cebola foi a campeã de aumento: 38% mais cara em novembro em relação a outubro. Alface e batata também tiveram altas expressivas: 26 e 18%. Itens difíceis de substituir.

“Cebola é importante para tempero, batata vai em tudo, alface tem que ter. Então não tem jeito não”, afirmou Heloísa de Lima e Silva, conciliadora.

Mas alguns produtos tiveram queda no preço, como mamão e a maçã, que estão 3% mais barata. O tomate também teve queda, de 10%. Já a banana teve a maior alta: em média 13% mais cara nas 11 centrais de abastecimento espalhadas pelo país.

Esses aumentos, segundo a Conab, têm tudo a ver com o clima. A onda de calor em várias regiões do país prejudicou a produção, diminuindo a oferta. Aqui na região sul, o excesso de chuvas também afetou a qualidade dos produtos. 

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.