Casos de virose no Guarujá apresentam aumento de 42% em dezembro

Na Praia Grande, seis das doze praias que têm a qualidade da água monitorada estão classificadas como impróprias para banho

Da redação

Uma mulher morreu depois de passar dias no litoral de São Paulo e apresentar sintomas de virose. A causa do surto, que atingiu milhares de pessoas, ainda é investigada. 

Ao longo da areia, a equipe da Band flagrou os canais da cidade que despejam água direto no mar. A situação se repete no Guarujá, primeiro município para registrar o aumento de casos, cerca de 42% em dezembro em relação ao mês anterior. 

De acordo com a Prefeitura, a Sabesp, companhia de saneamento básico que atua no estado, foi notificada sobre a suspeita de que o esgoto clandestino seria a origem do surto. 

A empresa disse que testou e descartou problemas na água fornecida, mas afirmou que a cidade tem 45 mil imóveis irregulares e que o esgoto clandestino pode estar afetando a balneabilidade das praias. 

O surto também atingiu Cubatão, onde 625 pessoas foram atendidas com os sintomas. Houve registros ainda em Bertioga, Itanhaém, Mongaguá, Peruíbe e São Vicente. Em Santos, até dois jogadores do Santos, Luan Peres e Hyan, faltaram aos treinos por apresentarem sintomas. 

Uma moradora de Franca, interior de São Paulo, morreu no sábado, depois de apresentar falta de ar, vômito e diarreia. Amanda Oliveira tinha 29 anos e, dois dias antes, ela havia retornado de uma viagem ao Guarujá. A morte é investigada. 

Tópicos relacionados

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.