Casos de picadas de escorpião aumentam no verão; veja cuidados

A picada de um escorpião amarelo, espécie cada vez mais presente nas cidades brasileiras, pode causar dor, edemas e, no caso de crianças, até a morte

Por Ticiano Kessler

Os casos de picadas de escorpião aumentam no verão, quando eles saem das tocas para caçar baratas.

A picada de um escorpião amarelo, espécie cada vez mais presente nas cidades brasileiras, pode causar dor, edemas e, no caso de crianças, até a morte.

Quem for picado por um desses bichos deve lavar o local com água e sabão e procurar atendimento médico imediatamente. No Centro de Informação Toxicológica do Rio Grande do Sul, os chamados referentes a escorpiões são frequentes, principalmente no verão.

Em Porto Alegre, a Secretaria Municipal da Saúde ampliou as ações de captura de escorpiões. Só no primeiro mês deste ano foram recolhidos 60, a maioria no centro histórico da cidade. Em janeiro do ano passado, foram apenas 10.

Os escorpiões normalmente vivem em tubulações e bueiros, mas no período de calor e tempo seco, a chance de se deparar com um deles aumenta.

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.