Alerta contra a dengue. Depois de números recordes no ano passado, com aumento de 400% nas mortes, os casos nas últimas semanas voltaram a aumentar em seis estados.
No ano passado, o país teve um recorde histórico, com 6 milhões e 600 mil casos confirmados de dengue. Foram 6 mil mortes pela doença, segundo o ministério da saúde. Um aumento de mais de 400% se comparado a 2023 que teve 1.094 mortes.
Nesse quadro comparativo dos últimos dez anos, é possível ter noção do estrago causado pelo Aedes aegypti. 75% dos focos estão dentro de casa. E, nesse período chuvoso, a atenção precisa ser ainda maior.
O ministério da Saúde monitora seis estados brasileiros que enfrentam uma situação mais preocupante, com quase 90% de aumento de casos nas últimas semanas: Minas Gerais, São Paulo, Espirito Santo, Goiás, Paraná e Santa Catarina.
O governo instalou hoje o centro de operações de emergência para dengue e outras arboviroses e lançou o novo plano de contingência nacional para dengue, chikungunya e zika. A ministra da saúde também anunciou a compra de mais de 9 milhões de doses de vacina.