Tradição no Central Park, em Nova York, as carruagens podem ser trocadas por carros elétricos até o fim do ano. Na reta final do mandato, o prefeito da cidade, Bill de Blasio, está retomando uma antiga promessa de campanha.
Ativistas da causa animal afirmam que usar os cavalos como meio de transporte no asfalto, longe do habitat natural, é uma forma de maus-tratos. Já a associação dos condutores nega que os cavalos sejam maltratados e destacam que as 68 carruagens licenciadas formam uma parte da economia local que sustenta dezenas de famílias.
A ideia do prefeito é que os animais sejam substituídos por carros elétricos, que lembram carruagens antigas. A mudança divide opiniões, já que grupos que defendem transportem alternativos na cidade são contra a volta dos carros, que foram proibidos no Central Park em 2018.
Para tirar a promessa do papel, Bill de Blasio precisa de autorização do conselho da cidade, que vai se reunir em dezembro, mês em que deixa o cargo.
O democrata quer se lançar como governador de Nova York e pretende mostrar a modernização da cidade que ele administra há 8 anos para conquistar os eleitores.