Camisa 10 usada na Copa de 70 volta a ser exibida no Museu do Futebol

A camisa só é exposta em ocasiões especiais

Márcio Campos

Para desembalar uma preciosidade é preciso mais do que um ritual. As mãos deslizam suavemente e retribuem o amor deixado nela por quem a usou. 

 Foi com camisa 10 que Pelé jogou o primeiro o tempo e marcou de cabeça o gol que abriu o placar de quatro a um sobre a Itália na final da copa de setenta no México. No intervalo do jogo Zagalo recebeu a camisa de presente.

Hoje ela pertence a um colecionador que a emprestou para o Museu do Futebol por tempo indeterminado. Assim podemos ficar mais pertinho desse capítulo da história escrita pelo rei.

Ela é só exposta em ocasiões especiais. Por isso, para homenagear Pelé, a camisa voltou hoje para uma das vitrines do Museu do Futebol em São Paulo.

“Nenhum objeto dura pra sempre, mas a gente quer que ela dure o máximo possível. Então ela precisa ficar guardada de tempos em tempos para que a gente possa mostrar ela sempre inteira, bem conservada para os públicos” afirmou Marília Bonas, diretora técnica do museu do futebol.

O museu do futebol está debaixo das arquibancadas do estádio do Pacaembu, um dos palcos mais importantes por onde Pelé passou e deixou sua marca.

Mais notícias

Carregar mais