Cai tempo de espera na fila do INSS, apesar da falta de peritos em vários postos

Segundo o Ministério da Previdência Social, o tempo médio na fila de espera caiu de 94 dias para 47, considerando todas as unidades regionais

Da redação

A operadora Evanice Teixeira caiu num ônibus e machucou o braço. Ela é de Jequié, no interior da Bahia, mas teve que fazer a perícia médica na capital Salvador, por causa da demora no agendamento.

O tempo de espera, na fila da previdência social de Salvador, é de cerca de 20 dias, abaixo da média e exceção em toda a região Nordeste.

Segundo o Ministério da Previdência Social, o tempo médio na fila de espera caiu de 94 dias para 47, considerando todas as unidades regionais, entre agosto de 2023 a fevereiro deste ano, principalmente depois de medidas em que a análise é por meio de documentos, sem passar por perícia médica.

Segundo o Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário, o problema das filas está na estrutura dos atendimentos. Na região Nordeste, algumas agências estão sem peritos há anos e o volume de perícias é grande.

O governo federal informou que, em abril deste ano, 370 perícias estavam agendadas e 698 peritos atuando nos nove estados do Nordeste.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.