Cai o número de bibliotecas públicas no Brasil

São Paulo e Minas Gerais foram os estados que mais fecharam locais do tipo no país

Luciano Dias

As bibliotecas trazem acesso gratuito ao conhecimento e são um momento especial para os leitores que frequentam esse tipo de local público. Mas o número de bibliotecas no país está diminuindo.

Só entre 2015 e 2020, cerca de 800 bibliotecas públicas foram fechadas no Brasil. 91% ficavam em São Paulo e Minas Gerais. Apesar disso, o hábito de ir até a biblioteca ainda é vivo para muitas pessoas. É o caso de dona Beatriz, de 72 anos, que conta que vai até a biblioteca pública do bairro dela pelo menos três vezes por semana. 

“Não preciso mais comprar livros, né? Venho para cá, pego, devolvo, pego outro”, conta. E o hábito também abarca os jovens, como a Emanuelle, de 10 anos. “Eu gosto de vir aqui para passar meu tempo com as minhas amigas, ficar aqui fazendo alguma atividade”, diz. 

Segundo Marília Paiva, pesquisadora de políticas públicas para bibliotecas, não são apenas 800 bibliotecas fechadas, ou seja, o número pode ser ainda maior. Para ela, seria necessário fortalecer o plano nacional do livro, para incentivar a leitura. 

“Porque este plano impulsiona os estados e municípios a cumprirem também os seus planos estaduais e municipais. Isso é fundamental. Existem pessoas, instituições lutando no Brasil todo para manter biblioteca - Bibliotecas comunitárias sendo criadas, inclusive. Mas isso é disperso. Abre aqui, fecha ali. A política pública é fundamental e é ela que está faltando”, diz. 

Segundo a SP Leituras, responsável pela estão estadual de bibliotecas públicas de São Paulo, parte dos fechamentos ocorreu devido à pandemia de Covid-19. Já o governo de Minas Gerais informou que tem investido na área para reverter a situação. 

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.