A comentarista Juliana Rosa falou sobre a elevação da nota de crédito do Brasil de BB- para BB, com perspectiva estável, anunciada nesta terçã-feira pela agência de classificação de riscos Standard & Poor's. Em participação no Jornal da Band, a jornalista destacou que o país está mais seguro para investidores e justificou os fatores da melhora.
"Está se tornando mais seguro para se investir e essas notas são levadas em consideração por grandes investidores. No ranking dos países mais seguros, representado por essa sopa de letrinhas, o Brasil subiu de BB- para BB na avaliação da agência americana Standard & Poor's. A mesma nota já tinha sido dada pela outras duas agências de risco", afirmou.
"Isso representa alguns avanços importantes: o crescimento da nossa economia foi o que mais surpreendeu pra melhor nos últimos três anos, temos dívida externa baixa, aprovamos a reforma tributária e temos uma regra das contas públicas que tirou o risco de disparada da dívida do país", completou Juliana Rosa.
Para a comentarista, o governo tem pela frente o objetivo de conter os gastos públicos para ter nota de crédito ainda melhor no futuro. "Tem sempre a tentação de gastar muito pra impulsionar o crescimento, mas é preciso seguir no compromisso de equilibrar as contas públicas e reduzir a inflação para continuar melhorando a nota e o impulso ao crescimento do país".