O inverno começa oficialmente nesta quinta-feira (20), mas uma bolha de calor deixa as temperaturas altas até́ a próxima semana. O motivo é o veranico, fenômeno climático que é comum em algumas épocas do ano, mas que desta vez está durando mais do que o normal – um reflexo do que os especialistas chamam de “mudanças de padrões meteorológicos”.
“A gente não teve um veranico que durasse 5, 10 dias. Agora a gente está mais de 20 dias com veranico e com temperaturas bastante elevadas e muito acima da média. É realmente uma alteração do que nós estamos acostumados”, explica a meteorologista Michelle Lima.
A gente vai ter extremos tanto para muito quente, quanto para muito frio, muito chuvoso e muito seco. E os períodos dessas situações extremas estão ficando maiores.
A previsão era de que esse verão fora de época se despedisse antes do inverno começar, mas o frio vai demorar mais um pouco para chegar. A data vai depender da entrada das massas de ar polar que vem junto com a frente fria e da intensidade delas.
Previsão do tempo
A bolha de calor persiste até pelo menos metade da semana que vem, e o tempo seco deixa a umidade do ar baixa em grande parte do país. As chuvas ficam concentradas entre Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná; entre Sergipe e Paraíba; e entre Acre e Amapá.
Previsões para a quinta-feira (20)
- Porto Alegre: mínima de 17°C e máxima de 22°C
- São Paulo: mínima de 13°C e máxima de 28°C
- Belo Horizonte: mínima de 14°C e máxima de 28°C
- Goiânia: mínima de 17°C e máxima de 32°C
- Manaus: mínima de 24°C e máxima de 33°C