O primeiro dia da convenção democrata que confirmou o nome de Kamala Harris como candidata à presidência dos Estados Unidos teve uma participação emocionada e em tom de despedida de Joe Biden, atual presidente e que deixou a corrida eleitoral após rumores de que estaria com a saúde debilitada.
Quando Biden subiu ao palco, já fora do horário nobre, foi ovacionado pela multidão. O presidente americano não fez apenas um discurso de passagem de bastão. Foi também uma despedida. Em 48 minutos atacou Trump, defendeu as ações de seu governo, e se emocionou: disse que por 50 anos deu seu coração e alma ao país.
Kamala Harris, que surgiu de surpresa ao som de Beyoncé na primeira noite do evento, agradeceu Biden por abir mão da disputa contra Donald Trump, do partido Republicano.
A convenção também contou com falas da ex-candidata derrotada por Trump, Hillary Clinton, e do técnico da seleção de basquete que conquistou o ouro nos jogos olímpicos, Stevie Kerr.
A primeira noite da convenção do partido democrata teve 20% a mais de audiência na TV americana do que o encontro dos republicanos. Mais tarde, será a vez dos discursos de Michelle e Barack Obama. O evento aqui em Chicago vai até quinta-feira (22).
Joe Biden e Kamala Harris
Reprodução