Biden anuncia candidatura à reeleição nos EUA, mas enfrenta grande rejeição

Aos 80 anos, o democrata é o presidente mais velho da história americana e a tentativa de um novo mandato divide opiniões

Por Eduardo Barão

Defendendo a liberdade, a democracia e os direitos dos cidadãos americanos, o presidente Joe Biden oficializou sua intenção de buscar um segundo mandato à Casa Branca em 2024.

A declaração ocorre quatro anos depois do início da primeira e vitoriosa campanha presidencial de Biden e dá a largada na disputa que pode evoluir para uma revanche com seu rival de 2020, o ex-presidente Donald Trump.

Aos 80 anos, o democrata é o presidente mais velho da história americana e a tentativa de um novo mandato divide opiniões.

Se for reeleito, Joe Biden deixará a Casa Branca em 2028, aos 86 anos. Mas para isso, o político democrata precisa convencer até mesmo os eleitores que o apoiaram na eleição de 2020.

Uma pesquisa da Rede CBS, com eleitores democratas, mostrou que somente 55% concordam com a nova candidatura de Biden. Já 45% são contra.

Além disso, a possível revanche entre Biden e Trump também não agrada à população. Um levantamento da Rede NBC aponta que 70% dos entrevistados não querem o atual presidente na disputa. Já a rejeição a uma nova candidatura de Trump é de 60%.

A redução do desemprego e a aprovação de pacotes para melhorar a infraestrutura do país jogam a favor do presidente. Enquanto que a inflação e a crise migratória deverão ser exploradas pela oposição na corrida eleitoral do ano que vem.

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.