
Uma bebê levada do Brasil logo depois do nascimento por um empresário português está de volta ao país, depois de um ano e quatro meses, onde vai aguardar adoção. A menina foi resgatada pela Polícia Federal, que descobriu um esquema de tráfico humano.
O acusado pelo crime é Márcio Mendes Rocha, um empresário português flagrado no Aeroporto de Guarulhos embarcando com a recém-nascida. O caso, investigado pela PF, foi denunciado ao Ministério Público em 2023 por funcionários da Santa Casa de Valinhos, onde a criança nasceu.
A desconfiança surgiu depois que o suposto pai esteve aqui pela segunda vez em um intervalo de um mês para acompanhar outra mãe, que havia acabado de dar à luz a um menino, afirmando que este filho também era dele.
Marcio chegou ao Brasil em 24 de outubro de 2023 alegando visita a negócios. Quatro dias depois, a menina nasceu e ele a registrou como filha. Passados dois fias, o empresário pediu à Justiça a guarda unilateral. Na sequência, o passaporte da criança foi emitido. Em duas semanas, a Justiça concedeu a guarda e, no dia seguinte, em 16 de novembro, Macio levou a bebê para Portugal.
Uma semana depois, ele já estava de volta ao Brasil para repetir o roteiro, agora com um menino. Só que, no meio do processo, a promotoria de Valinhos já havia avisado da suspeita para a Polícia Federal. Ele foi preso antes de conseguir embarcar com a segunda criança.
A mulher que aparece no aeroporto com o empresário levando a primeira bebê é acusada de ser a intermediadora entre Marcio e as mães das crianças, que não são de Valinhos e teriam deixado a cidade logo após o nascimento dos bebês.
A PF está à procura das mães para entender de que forma foram aliciadas. Um escritório de advocacia de Valinhos também é suspeito de ajudar Marcio com os documentos.
Em Portugal, a criança vivia na cidade de Valongo, na região de Porto. Ela foi encontrada por policiais portugueses com o marido do empresário e ficou com uma família acolhedora até ser repatriada. No Brasil, a criança também terá uma família provisória até que a Justiça decida sobre a adoção dela.
Marcio Mendes foi solto e responde ao processo em liberdade.