Barcelona muito além do futebol: cidade marcou a vida de Pablo Picasso

Conhecida também pela moda, cultura e arte, região da Catalunha inspirou gênio do século XX nas duas passagens pelo local

Por Giba Smaniotto

Após visitar os locais da infância de Pablo Picasso, a equipe do Jornal da Band desembarca em Barcelona, na região da Catalunha. O quarto episódio da série especial que traz a ‘Espanha de Picasso’ mostra uma cidade muito além do futebol e que marcou a vida do artista nas duas breves passagens que teve no local. 

A pouco mais de hora de Barcelona, Tarragona foi uma das grandes inspirações para Picasso. A paisagem de vinhedos e olivais bem cuidados e a aldeia medieval de Horta de San Joan também relembra por todos os cantos Pablo Picasso. O artista chegou na região com 16 anos, no verão de 1898. Ali, ele ficou por oito meses. 

Dez anos depois, já adulto e acompanhado da namorada, voltou ao local. As duas viagens marcaram a vida do artista. Nesta segunda visita, em 1909, Picasso ficou em uma pousada onde produziu mais de 30 obras, muitas delas mostrando montanhas da região da Catalunha. 

Foi no mesmo local que Pablo Picasso passou por uma situação curiosa: ele resolveu presentear um padeiro com duas obras dele, só que ouviu algo que não deve ter gostado muito. Ele disse: “Pablo, não te faltará nunca pão, sempre seremos amigos, mas pintar o que as pessoas não entendem, não tem muita possibilidade de ser vendido”. 

O artista sabia que era responsável por uma revolução artística, difícil de entender. Na época do comentário, o quadro ‘As Senhoritas de Avignon’, que lançou o cubismo, tinha apenas dois anos. Saiba mais sobre a região da Catalunha neste e no próximo episódio da série ‘Espanha de Picasso’. 

Reveja o primeiro episódio:

Confira o segundo episódio da série:

Veja o terceiro episódio:

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.