A baixa vacinação de crianças contra a gripe tem causado um aumento de casos da doença fora de época.
Em muitas unidades de saúde, a cena tem se repetido: salas vazias, sem filas de espera. Até o momento, pouco mais de 67% das crianças brasileiras, entre seis meses e cinco anos, foram vacinadas contra a influenza neste ano. a meta é imunizar cerca de 95 % deste público.
Segundo a Fiocruz, no último mês, cresceu o número de crianças de até 11 anos com a doença em todo Brasil. O aumento foi ainda maior na Bahia, em Goiás, Minas Gerais, Distrito Federal e São Paulo. Sendo que os dois últimos estados registraram os maiores crescimentos nas últimas duas semanas.
Além da vacinação abaixo das expectativas, uma das possíveis explicações para o aumento de casos de influenza é que o vírus não tem aparecido só nas épocas esperadas. Como o uso de máscaras não segue o mesmo rigor de antes é como se tivéssemos reaberto as portas para uma circulação dos vírus, entre eles o da influenza.
Os principais sintomas da gripe são febre, tosse, dor no corpo, coriza e falta de ar. As vacinas continuam disponíveis nas unidades de saúde para toda a população.