O avião cargueiro mais moderno do mundo começou a ajudar a combater os incêndios que estão destruindo parte do Pantanal. Foi a primeira vez que o KC-390, da Força Aérea Brasileira, atuou em um voo de combate ao fogo no bioma.
Nesta sexta-feira, doze mil litros de água foram lançados em focos localizados em áreas de difícil acesso. O maior e mais moderno cargueiro do mundo conta com um tubo que projeta água pela porta traseira esquerda do avião.
O sistema oferece maior precisão e eficácia nas ações, já que o voo precisa ser em baixas altitude e velocidade, bem próximo ao calor das chamas. Um produto químico é adicionando à água para aumentar o controle do fogo.
Por terra, o trabalho de combate ao fogo no Mato Grosso do Sul não para nem mesmo quando começa a escurecer.
O segundo grupo de agentes da Força Nacional de Segurança já chegou na cidade de Corumbá. No total, 82 militares reforçam a operação. “O incêndio no Pantanal é de difícil acesso, muitos não conseguem chegar a pé, tem que ser voando com algum tipo de aeronave”, declarou o major Rocha.
Além dos bombeiros do estado, a operação envolve 280 pessoas do governo federal, Ibama e do ICMBio. Mesmo com o reforço no efetivo e a mudança de clima na região, as queimadas continuam aumentando.
Do início do ano até agora, já são quase 400 mil ocorrências de incêndios no Mato Grosso do Sul, mais de duas mil só neste mês. Em três dias, surgiram 95 novos focos.
Cerca de 700 mil hectares já foram queimados. As causas dos incêndios estão sendo investigados pelo Ministério Público e Polícia Federal. Uma das possibilidades é que as queimadas tenham sido provocadas por ação humana.