Com a popularização das compras pela internet, condomínios enfrentam um novo desafio na gestão: a logística para arrumar espaço nas portarias e a sobrecarga em porteiros e vigilantes. E o desafio fica cada vez maior, um estudo sobre tendências de compras on-line aponta que 61% dos brasileiros preferem comprar pela internet ao invés de lojas físicas.
O síndico Maicon Guedes pontua que o aumento das compras tiram o foco dos funcionários. “Ele se distrai da questão da segurança e controle de acesso. E não raros, os extravios viram responsabilidade do condomínio, porque ele tá na posse do documento ou encomenda”, pontua.
Para o morador e administrador Bruno Barros, a comodidade de comprar on-line o convenceu. “Gosto muito dessa conveniência de poder ter um lugar com segurança pra receber e me dar tranquilidade de saber que estou comprando”, disse.
Uma das soluções para condomínios e moradores está no prédio do representante comercial Jhony Soares, as entregas são deixadas em um armário. “Ele vai inserir as informações, como o número de telefone, qual é o destinatário. Vai confirmar a encomenda e o depósito, fechar o armário e automaticamente o morador recebe uma notificação de que a sua encomenda foi depositada no armário”, comenta Jhony.
Assim, gera um trabalho a menos para Edson, que é zelador. “Eu não preciso ficar me preocupando de vim aqui toda hora, fazendo essas coisas, ter que marcar, tirar foto, mandar pro morador. Ele já chega, já coloca ali, o morador recebe é tudo facinho”, explica.