Ataque a premiê eslovaco deixa Europa em alerta ao discurso de ódio e fake news

Escritor suspeito de atirar no primeiro-ministro da Eslováquia é conhecido por comentários racistas

Da redação

A polícia acredita que o autor do atentado contra o primeiro-ministro Robert Fico agiu sozinho. Segundo a imprensa local, o atirador é Juraj Chintula, um escritor de 71 anos conhecido por comentários racistas e por discordar dos rumos do governo.

No mês passado, o atirador participou de um protesto contra o premiê. Nesta quinta-feira (16), a polícia deteve a esposa do suspeito. Fico segue internado num hospital da região central da Eslováquia. Segundo os médicos, o político de 59 anos está em estado crítico, mas estável.

A tentativa de assassinato do líder eslovaco aumenta a atenção com a radicalização e os discursos de ódio na política europeia. As eleições para o Parlamento Europeu acontecerão entre os dias 6 e 9 de junho.

Outra preocupação por são as fake news, que tambem propagam o ódio com muita rapidez. Por isso, uma campanha em massa de combate à violência e à desinformação é feita de forma simultânea nos 27 países da União Europeia.

A imigração é o tema que mais acirra os debates e amplia a polarização política na Europa. Recentemente, o bloco endureceu as regras para conceder asilo a refugiados. Países liderados por políticos com viés nacionalista, como a Holanda, criticam o plano e já anunciaram que não seguirão o acordo.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.