Associações cobram mensalidades ilegais de beneficiários do INSS; veja como excluir

Dica é ter muito cuidado com na hora de fazer qualquer cadastro

Joana Treptow

Aposentados e pensionistas do INSS devem ficar atentos a descontos indevidos no pagamento, já que algumas associações cobram mensalidade ilegalmente com o valor disfarçado no extrato. 

Dos 7,5 milhões INSS que têm algum desconto no pagamento mensal, mais de 1 milhão reclamou, no último ano, de débitos indevidos, que podem começar de maneira fraudulenta. Associações e sindicatos que têm convênio com o INSS podem cobrar por serviços, mas só se o aposentado autorizar.  

Pelo extrato do banco dá para ver se há descontos como esses, da imagem abaixo, que aparecem como contribuição. A exclusão da cobrança pode ser feita de forma automática pelo site ou pelo aplicativo meu INSS, na aba "mensalidade associativa".

Depois é só clicar em "Excluir Mensalidade” e enviar os documentos pedidos. Também é possível consultar quais os descontos ativos. Quem quiser o reembolso de débitos anteriores pode enviar um e-mail para acordo.mensalidade@inss.gov.br.

A dica é ter muito cuidado com na hora de fazer qualquer cadastro, conforme explica o especialista Ivandick Rodrigues, professor de Direito Trabalhista e Seguridade Social da Mackenzie, ao Jornal da Band. 

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais