O número de entregadores de aplicativo que usam moto explodiu no país no último um ano em meio. Entretanto, nem todos estão o tempo todo ganhando a vida de forma honesta e, assim, os assaltos cometidos por bandidos disfarçados de entregadores de comida por aplicativo já se tornaram comuns em grandes cidades.
Para enganar motoristas e pedestres e não chamar a atenção da polícia, ladrões carregam mochilas iguais às das empresas de delivery nas costas.
Em muitos casos, eles agem em duas motos. Um deles recebe a arma só para usar no momento do ataque e, depois do assalto, devolve o revólver para o comparsa.
Em São Paulo, um flagrante registrado por câmeras de segurança nesta semana mostrou uma mulher sendo atacada. Nas imagens, é possível ver quando o criminoso tenta arrancar o celular da vítima, que reage e chega a cair no chão, mas o bandido consegue fugir.
A fim de coibir esse tipo de crime, a polícia tem aumentado o número de operações e abordagens a motociclistas e entregadores na capital paulista. Para não serem pegos, os criminosos têm criado novas táticas e agora cadastram-se nos aplicativos de delivery para ter um álibi caso sejam presos.