As provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) estão marcadas para novembro, e a pressão já toma conta dos estudantes. Por isso, os especialistas já oferecem dicas.
A descontração pode ser uma estratégia, mas não a única. O apoio emocional de familiares e até de terapeutas também pode ajudar.
“Eu estou me sentindo muito mais tranquila do que eu imaginei que iria me sentir, principalmente por toda a preparação que eu recebi, toda ajuda que eu recebi nesse momento, que foi meio complicado, com pandemia”, relata a estudante Maria Clara Monteiro, de Salvador.
Nesta reta final, a orientação de especialistas é que alunos revisem assuntos para a prova. Mas que - principalmente - desenvolvam alguma atividade que ajude a controlar a ansiedade. O emocional pode prejudicar na hora do exame.
“Vamos conhecer mais como é essa prova, passar por experiências de questões similares, treinar. Treinar também o nosso controle”, sugere a psicóloga Patrícia Moutinho. “Uma estratégia importantíssima é trabalhar a respiração”, acrescenta.