A partir de 2024, novas regras entrarão em vigor para poder dar entrada na aposentadora. As exigências para conseguir o benefício vão aumentando a cada ano e quem está perto de se aposentar já começa a fazer os cálculos.
Em 2024, a idade mínima progressiva para se aposentar fica em 58 anos e seis meses para mulheres, e 63 anos e seis meses para homens.
Já o sistema que acumula pontos de acordo com o período de recolhimento somado com a idade também avança: 91 pontos para mulheres, e 101 para homens.
Quanto mais o trabalhador espera para se aposentar, mais o benefício aumenta. Por isso cada contribuinte precisa calcular qual sistema é mais vantajoso.
Todo trabalhador que entrou no mercado antes de 2019, ano da Reforma da Previdência, tem que seguir regras de transição.
As cinco regras de transição possuem sistemática de cálculo distintas. Por isso é tão importante analisar cada caso concreto, para saber qual melhor momento que a pessoa deve se aposentar, focando em ter a melhor renda possível para o resto da vida.
Quando a transição acabar e todas as regras da reforma da previdência estiverem valendo, a idade mínima para se aposentar será de 62 anos para mulheres e 65 para homens.