Aposentado dos palcos, Ozzy Osbourne faz tratamento inovador com exoesqueleto

Príncipe das Trevas anunciou, nesta quarta-feira, que não fará mais shows devido a sequelas de acidente

Por Eduardo Barão

O ícone do rock Ozzy Osbourne anunciou o cancelamento de sua mais recente turnê com shows previstos para este ano. Após mais de 50 anos de carreira, o ex-líder do grupo Black Sabbath decidiu se aposentar dos palcos por causa das sequelas de um acidente que sofreu em sua casa.

Ozzy disse que sofreu uma queda em 2019 quando machucou as costas, o pescoço e os ombros. Desde então, passou por três cirurgias e vários tratamentos como o inovador Cybernics.

Essa tecnologia utiliza um exoesqueleto que se chama HAL, sigla que significa "Hybrid Assistive Limb" ou membro híbrido de assistência.

O robô ajuda pacientes que tenham sofrido lesões vertebrais a recuperar o movimento das pernas e a capacidade de andar.

O aparelho costuma ser encaixado na cintura e nas pernas, dando um suporte que permite que a pessoa fique em pé e caminhe mesmo que não tenha força nos músculos. 

A ideia não é que o paciente utilize o robô para sempre, mas que ele seja usado como um recurso auxiliar na terapia até que o paciente recupere sua capacidade de andar

O aparelho não é operado por nenhum controle externo.O robô se comunica com o paciente por meio de eletrodos colocados na pele. 

Eles conseguem entender os comandos que o sistema nervoso manda para os músculos, e dessa maneira a pessoa consegue movimentá-lo da mesma maneira como controlaria suas próprias pernas. A tecnologia inovadora pode custar R$ 500 mil.

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.