Após alta, preço do pão francês deve baixar no Brasil

O preço do trigo para o produtor já teve queda de 8% em setembro

Por Olívia Freitas

O dia já começa com ele. E toda hora chega fornada nova do pãozinho francês. Nesta padaria, em São Paulo, são milhares de pães todos os dias. E o custo dessa produção tem aumentado. 

Mas nem todos absorvem a diferença. O kg do pão francês ficou mais caro no mês de agosto em 11 das 17 capitais avaliadas pelo DIEESE. O preço variou entre 0,07% no recife e 2,07% em porto alegre. Em 12 meses todas as cidades tiveram alta. A maior foi em recife (+24%).

O pão vendido hoje foi produzido a partir do trigo comprado meses antes, que ficou mais caro com a guerra entre Rússia e Ucrânia, grandes produtores. É que o brasil importa parte do trigo que consome. Então qualquer movimentação no preço lá fora tem impacto aqui dentro. 

Mas a expectativa é boa para os próximos meses. No mercado externo, com o dólar mais baixo e o aumento na produção russa. Por aqui, boa colheita em regiões produtoras, como o paraná. O preço do trigo para o produtor já teve queda de 8% em setembro.

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.