Astronautas a bordo da SpaceX retornaram à Terra depois de seis meses na Estação Espacial Internacional. Eles tiveram até que usar fraldas na viagem de volta.
Com 199 dias no espaço, foi o mais longo período que uma tripulação lançada pela NASA, a agência espacial americana, ficou em órbita na Estação Espacial Internacional.
Dois americanos (Megan McArthur e Shane Kimbrough), um francês (Thomas Pesquet) e um japonês (Aki Hoshide) fizeram o voo de volta a Terra à bordo da cápsula Crew Dragon.
Na reentrada na atmosfera, na madrugada desta terça-feira (9) (horário de Brasília) era possível ver o que parecia ser uma bola de fogo no horizonte. Até que os 4 paraquedas foram abertos e o pouso foi bem sucedido no litoral da Flórida.
Desde 24 de abril, os astronautas fizeram centenas de experimentos e ajudaram a aperfeiçoar os painéis solares da estação.
Essa foi a terceira tripulação enviada ao espaço na parceria público-privada entre a Nasa e a empresa SpaceX, do bilionário Elon Musk. A tripulação teve um último e inesperado desafio no retorno.
Por causa de uma falha no sistema de resíduos da cápsula, o banheiro ficou interditado em todo o trajeto. A solução foi os quatro astronautas usarem fraldas para não passar aperto na viagem de 10 horas para a Terra.