Nesta sexta-feira (02), muita gente se surpreendeu com a notícia de que algumas doses vencidas da vacina AstraZeneca foram aplicadas no país. Pelo menos uma cidade confirmou.
Mais de 44 milhões de vacinas da AstraZeneca já foram aplicadas no país. Mas uma pequena parte pode ter sido usada fora do prazo. Foi o que revelou um levantamento feito pela pesquisadora da Unicamp Sabine Righetti, cruzando dados no sistema do ministério da saúde,
Ela encontrou problemas em 8 lotes. Até o dia 19 de junho, pelo menos 26 mil doses aparecem no sistema como aplicadas depois de passada a data de validade.
Quem foi vacinado com AstraZeneca, de algum desses lotes, pode conferir se a data foi mesmo posterior ao vencimento. pelo cruzamento de dados, o erro ocorreu em 1.532 municípios.
Ao menos uma cidade, Alagoa Grande, na Paraíba, admitiu ter aplicado 72 doses vencidas.
O prefeito de Maringá, a cidade com mais registros, negou o problema e apontou a demora na transferência de dados ao ministério da saúde.
Outros municípios também negaram as falhas e culparam o atraso no sistema.
O governo do estado de São Paulo admitiu que 4.772 doses vencidas podem ter sido usadas em 315 municípios, e disse que está em contato com as prefeituras para checar e buscar as pessoas afetadas.
A vacina da AstraZeneca é a mais aplicada no país, representando quase metade por cento das doses ministradas. Tomar um imunizante vencido não faz mal, mas também não protege a pessoa, que deve procurar uma unidade de saúde para tomar uma nova dose.
O Ministério da Saúde respondeu que cabe aos estados e municípios controlar a aplicação das vacinas e confirmou que a orientação para as pessoas afetadas é buscar um posto para tomar uma nova dose.