Sessenta e oito felinos de grande porte foram apreendidos em um zoológico nos Estados Unidos. Todos sofriam maus tratos. As informações são do Jornal da Band.
Os felinos foram encontrados em situação de maus tratos, sem alimentação adequada, tratamento veterinário e nem mesmo abrigo para os dias de inverno.
Entre os animais apreendidos, estavam tigres, ligres - que são híbridos de leão e tigre - e uma onça.
De acordo com o Departamento de Justiça dos EUA, os atuais gestores do zoológico não cumpriram uma ordem para contratar um veterinário qualificado.
O antigo dono, conhecido como Joe Exotic (ou “Exótico Joe”), cumpre pena de 22 anos de prisão por contratar um assassino de aluguel para tentar matar uma ativista, além de uma série de crimes ambientais.
A história foi retratada na série documental “A máfia dos tigres”, da Netflix.
Incidência
Os deputados norte-americanos aprovaram recentemente um projeto que proíbe a posse e o comercio desses felinos de grande porte. Falta a votação no Senado.
Aqueles que já possuem os animais, mesmo em casa, poderão mantê-los, desde que garantam a segurança do felino e da vizinhança.
O que não fez, por exemplo, o dono de um tigre de nove meses que assustou moradores em Houston, no Texas. Depois de uma semana vagando na região, o animal foi finalmente encontrado e levado para um santuário.