O estudante Caique Monauer já havia passado em primeiro lugar no vestibular para engenharia civil na Universidade Federal de Roraima (UFRR), mas decidiu cruzar 2,5 mil km para se preparar para o exame do Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA). Em entrevista à Band, contou que ganhou uma bolsa numa escola de referência, em Fortaleza.
“No final do ano, eu ganhei uma bolsa para vir para cá, bolsa integral, para vir para Fortaleza mesmo. Desde janeiro, estou morando aqui”, revelou o aluno. Com sede no interior de São Paulo, o ITA é uma instituição de ensino superior pública da Força Aérea Brasileira (FAB), conhecido por ter a prova mais difícil do país.
No último vestibular, alunos do Ceará representaram um terço das vagas. Dois grandes colégios particulares de Fortaleza são os principais responsáveis pelas 56 aprovações.
“Tem diversos profissionais aqui, que dão apoio psicológico, apoio pedagógico ao estudante, não somente no campo acadêmico, mas no campo de preparação mental, porque é uma prova que requer um nível de preparo mental, para você encarar, realmente, diferenciado”, disse o professor Orlando Lustosa.
Diante de todo esse sucesso, Fortaleza receberá a primeira sede do ITA fora do interior paulista. O a estrutura será numa área privilegiada, na Base Aérea da capital.
Além de muito estudo, buscar uma rotina saudável também é um ponto essencial para manter o equilíbrio do candidato, como destacou a psicanalista Natalia Pinto, em entrevista à Band.
"O ITA requer muita dedicação, muitas horas de estudo, mas, para isso, é preciso se atentar, também, a um equilíbrio. Os alunos precisam ter momentos de lazer, momentos de descontração”, considerou a especialista.