Aluna de BH é aprovada em três grandes universidades dos EUA

Sofia de Oliveira, de 18 anos, passou em Harvard, Yale e Stanford e teve o apoio de instituto para estudar em escola particular

Luciano Dias

A estudante Sofia Santos de Oliveira, de 18 anos foi aceita por três grandes universidades dos Estados Unidos: Harvard, Yale e Stanford. Ela vai estudar em Harvard e ainda está na dúvida sobre o curso: química ou ciências sociais.  

De uma família de baixa renda, as dificuldades financeiras em casa nunca foram obstáculos para Sofia. Há seis anos, a jovem conheceu uma ONG que deu a ela a oportunidade de estudar em uma escola particular de Belo Horizonte.

 "O segredo é sempre ter muita dedicação, mas também tá sempre procurando uma oportunidades. Quando esforço e oportunidades se encontram, coisas incríveis acontecem", disse a jovem.

Sofia embarcará para os Estados Unidos no dia 14 de agosto, e as aulas vão começar em setembro. Por lá, ela terá bolsa integral e uma ajuda de custo durante quatro anos. O investimento, estimado em 2 milhões de reais, será bancado pela universidade.

Vanessa Alves, gerente de Seleção e Comunicação do Instituto Ismart, a ONG que 'descobriu' o talento de Sofia, explica que a instituição busca levar boas oportunidades para esses alunos que por estarem em classe social mais baixa simplesmente não têm acesso.  

A dedicação da estudante é uma motivação em casa. O pai, Elias Cândido dos Santos, concluiu neste ano o curso técnico de enfermagem. "Acho que a educação transforma a comunidade inteira, não só a vida do indivíduo", disse o pai de Sofia. "E eu vejo isso na minha trajetória."

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.