Conhecidos no setor como Self Storage, armazenamento pessoal na tradução livre do inglês, os depósitos estão ganhando espaço no cotidiano do brasileiro. O crescimento foi de 24% no último trimestre de 2022 em comparação ao mesmo período do ano anterior. De acordo com a Associação Brasileira de Self Storage (ASBRASS), o aumento se mantém desde 2020, quando o país tinha 81 mil desses espaços e saltou para 147 mil no ano seguinte. Em 2022 eram 171 mil.
O músico Ricardo Lourenço da Silva escolheu um pequeno box em um galpão na capital paulista para guardar instrumentos. Ele não tinha onde guardar 23 guitarras, baterias e caixas de som que usa para ensinar os alunos de música.
Depois de perceber a utilidade do espaço, acabou até guardando itens pessoais e abrindo mais espaço em casa - resultado da pouca burocracia do aluguel mensal do galpão que utiliza.
""Minha filha está morando comigo. Então ou era o equipamento ou era ela. Então o equipamento veio para cá", disse.
Uma outra vantagem é o preço único para ter um espaço - sem contas de luz, água e IPTU que teria alugando um imóvel para mesma função. O músico se sente tão confortável no local que até da algumas aulas online dentro do box de alugado.
A empresa de Self Storage em que ele fez o contrato de locação cresceu 35% no último ano e tem unidades em três estados e no distrito federal. De acordo com a diretora de operações, Fernanda Pires, a tendência do negócio é crescer, uma vez que os estilo de vida das famílias vem mudando. Nas cidades grandes, os apartamentos estão menores. Do ponto de vista comercial, o aluguel desses espaços também faz sentido e corresponde a 40% dos boxes ocupados.
O crescimento do e-commerce impulsiona a necessidade de depósitos na contramão das salas comerciais de rua. É o caso da comerciante Anaile Santos, que vende produtos de supermercado online, como cápsulas de café. Ela aluga um espaço em Guarulhos - perto da casa dela e usa o box pequeno para deixar a mercadoria e montou até uma pequena estação de trabalho dentro para poder despachar o que vendeu.
Para ela, a maior vantagem é alugar um espaço exatamente do tamanho da demanda. Quando encontra promoções, compra mais, faz estoque e armazena. Se não está conseguindo boas mercadorias, passa para um espaço menor e mais barato.