Uma delegação da Alianza Informativa Latinoamericana visitou a Rede Bandeirantes e fortaleceu a parceria, que atualmente reúne emissoras de televisão em 22 países na América Latina, nos Estados Unidos e na África.
Recentemente essa parceria teve certeza que não há lugar pequeno o suficiente que não possa ter uma grande notícia. Afinal a erupção de um vulcão nas Ilhas Canárias chamou atenção do mundo. E a "Televisión Canária", que faz parte da Alianza, proporcionou conteúdo exclusivo para diversas emissoras, inclusive a Rede Bandeirantes.
"Essa organização só tem um membro por país, e o membro no Brasil é a Bandeirantes. Isso permite que a audiencia da Band tenha acesso a informação em primeira mão do que acontece nesses 22 países e seja brindada com conteúdo exclusivo", afirma Juan Carlos Isaza, diretor da Alianza.
Rodolfo Schneider, diretor executivo de jornalismo do Grupo Bandeirantes, recebeu a delegação da Alianza, que reuniu diretores de Colômbia, México, Paraguai, Uruguai e Argentina. Ele destacou a qualidade do material recebido.
“Voce recebe o material que é produzido pelas emissoras de lá, em todos os países da América Latina. Do México para baixo, está todo mundo com uma grande emissora, além da CBS nos Estados Unidos. Então é um conglomerado fundamental, que traz riqueza de dados, de conteúdo de imagens para o telespectador, muitas vezes com o sotaque e com a participação de pessoas que estão do outro lado”, destacou Rodolfo.
Além da Alianza, a Band também faz parte da European News Exchange (Enex), com presença em mais de 50 países. Temos ainda acordos com o China Media Group, a emissora japonesa NHK, a TV Brics, com sede na Rússia, e o jornal The New York Times.