AGU cobra providências das plataformas digitais contra fake news sobre RS

Governo federal está preocupado porque aumentou muito o volume de desinformação nas redes sobre a tragédia, conteúdo que causa prejuízos ao resgate no estado gaúcho

Da redação

Notícias falsas sobre a tragédia no Rio Grande do Sul tomaram as redes sociais nos últimos dias. Por conta disso, nesta sexta-feira (10), a Advocacia Geral da União (AGU) apresentou uma proposta de providências para as plataformas digitais.

O governo está preocupado porque aumentou muito o volume de desinformação nas redes sobre a tragédia, conteúdo que causa prejuízos ao resgate no estado gaúcho. Inclusive, gera ameaças à segurança de agentes e voluntários.

A Polícia Federal (PF) estava presente no encontro que ocorreu em Brasília, já que há criminosos que se aproveitam do desastre para pedir doações com a finalidade de roubar o dinheiro arrecadado.

A proposta para as plataformas, como Google, Meta e Tik Tok, foi retirar do ar as fake news em até 12 horas. A classificação do conteúdo como desinformação seria feita em parceria com agências de checagem, que contam com o trabalho de jornalistas profissionais. A resposta das plataformas sai na próxima segunda-feira (13).

Tópicos relacionados

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.