Onde está Anic de Almeida Herdy? Nesta terça-feira (22), um cartaz divulgado pelo Disque Denúncia pede informações sobre o paradeiro da advogada, de 55 anos, que continua um mistério.
No dia 29 de fevereiro, Anic entrou, de carro, num shopping de Petrópolis, na Região Serrana do Rio de Janeiro, mas, 25 minutos depois, ela saiu a pé.
Anic foi vista pela última vez numa calçada ao lado do shopping. Ela atravessou a rua e foi em direção ao carro em que, segundo a polícia, estava o amante e algoz da advogada. Esse homem é Lourival Correa Fadiga, pessoa de confiança do marido da vítima, Benjamin Herdy, 78 anos, herdeiro do Grupo Unigranrio.
Suposta viagem ao Paraná
Anic e Lourival já teriam viajado, juntos, para fazerem compras em Foz do Iguaçu, no Paraná. Um comerciante da cidade disse, em depoimento, que “viu, por diversas vezes, eles se beijarem".
“Há fortes suspeitas que Anic, em razão deste relacionamento, tenha aderido ao plano de Lourival e, ao que tudo indica, pode ter sido assassinada”, concluiu a investigação policial.
Lourival, os dois filhos e uma amante dele foram presos, acusados de extorsão mediante sequestro e lavagem de dinheiro.
PF também investiga
Depois das prisões, a Polícia Civil do Rio de Janeiro abriu um segundo inquérito para investigar o possível assassinato de Anic. Já a Polícia Federal (PF) entrou para apurar o suposto crime de lavagem de dinheiro com o valor pago para o resgate.
O marido de Anic pagou o valor do resgate, de R$ 4,6 milhões, em reais, dólares e bitcoins. O empresário fez 40 transferências a contas indicadas por Lourival, de empresas ou pessoas em cinco estados.
A defesa de Lourival diz que a investigação é baseada em suposições. Já a família de Anic nega o relacionamento extraconjugal e diz ter esperanças que ela seja encontrada viva.