O Brasil é um dos maiores produtores do aço, matéria-prima utilizada para a fabricação de diversos itens comuns para o público. Mas você sabia que ele tem um papel importe na fabricação de automóveis? O aço é o que sustenta carros, dá estrutura e ainda diminui o consumo de combustíveis.
Com o avanço da tecnologia, o aço é cada vez mais usado em carros, como na Stock Car. Em dois anos, os 70 carros vão contar com aço 100% nacional e tecnologia de ponta, para deixar os veículos mais rápidos e seguros. Márcia Spelta, gerente de pesquisa, explica como o aço auxilia na segurança dos pilotos.
“A gente usou um aço de alta resistência, com uma capacidade de alta absorção de energia, isso faz com que o piloto sinta o menos o impacto e ele proteja o piloto e a estrutura tubular, para dar uma segurança melhor para o veículo”, diz.
Os testes com novo carro começam em 2024. O piloto Gabriel Casagrande aprovou a novidade. “Com um carro mais leve, fica mais fácil de pilotar, de frear, de ter uma aceleração e até de encontrar o equilíbrio. Assim, acaba sendo mais rápido no tempo da volta, sendo o que nós pilotos queremos”, pontua.
Segurança para o motorista
O aço é ideal por dar estrutura, ser aliado do design e ainda ser maleável, com o ponto forte da segurança. Os carros precisam de aços especiais, com uma resistência até seis vezes maior que o comum. As placas mais resistentes ficam no em torno dos passageiros, para proteger as pessoas na hora do impacto.
Em um acidente, a deformação nos pontos onde não ficam passageiros é sinal de que o aço cumpre o papel de salvar vidas, como diz Cesar Schlindwein, gerente de planejamento da Volkswagen no Brasil:
“Hoje, por exemplo, uma carroceria é composta de 40% de aço convencional, 60% já são aços de engenharia de média, alta, ultra alta resistência, justamente para você ter menor peso e melhor segurança dos ocupantes”, explica.
Aço também é bom para o meio ambiente
Além de aumentar a segurança e desempenho dos carros, o uso do aço em carros também é benéfico para o meio ambiente, como explica o gerente de sustentabilidade e relações institucionais, João Bosco da Silva. “A espessura do tubo é mais fina, mas, ao mesmo tempo, é resistente, consumindo menos combustível”, diz. Economia, leveza e tudo o que vemos nas corridas automobilísticas podem chegar aos carros no dia a dia.