Acidentes envolvendo escorpiões no Brasil atingem 200 mil notificações em 2023

Número representa um crescimento de 11% em comparação com 2022

Da redação

Escorpião
Pixabay

Picada de escorpião é um problema que aumenta nesta época do ano em boa parte do Brasil por causa do calor. Mas quais os cuidados são necessários para evitar esse risco que pode ser fatal? 

"O veneno do escorpião é bem tóxico… para crianças e idosos já é considerado um acidente grave. A pessoa vai sentir muita dor e tem que procurar um atendimento médico o mais rápido possível", explicou o técnico da Funed, Leonardo Noronha, ao Jornal da Band. 

Um profissional de saúde vai avaliar se o paciente precisará receber o soro, que geralmente é aplicado em casos mais graves.

Só no ano passado, pela primeira vez, foram registradas mais de 200 mil notificações de acidentes com escorpiões no Brasil, um crescimento de 11% em comparação com 2022. 

As mortes provocadas pelo animal também cresceram, foram de 94, em 2022, para 134 no ano passado. Os estados de São Paulo e Minas Gerais lideram o número de acidentes, principalmente em áreas urbanas

A Stephanie precisou deixar o condomínio onde morava em Belo Horizonte por causa de uma infestação de escorpiões, “nós dormíamos com a luz acessa por causa do medo que a gente tinha dos escorpiões. Era uma coisa desconhecida pra mim". 

Os cuidados precisam ser ainda maiores na primavera e no verão, quando há calor e umidade, e os escorpiões ficam mais ativos. 

"A barata é o principal alimento. E barata está sempre em locais mais sujos… então se a gente mantém esse ambiente limpo e evita o aparecimento de barata consequentemente a gente evita o aparecimento de escorpião também", explicou Leonardo. 

Tópicos relacionados

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.