20 anos do 11 de setembro: o testemunho de quem estava lá

Nova série do Jornal da Band mostra como o ataque mudou o mundo.

Da Redação

11 de setembro de 2001. A data que marca o mais impressionante atentado terrorista da história vai completar vinte anos. A série de reportagens que estreou no Jornal da Band nessa segunda-feira (6) mostra o que mudou no mundo após o ataque.

A primeira reportagem da série entrevistou brasileiros que trabalhavam nas torres gêmeas, familiares de vítimas e jornalistas da Band que acompanharam um dos eventos mais marcantes da história.

“Eu estava trabalhando no 4º andar da 2ª torre. Foi um estrondo enorme, sinto a janela vibrar e um calor enorme atrás. Quando olho, tem uma bola de fogo gigantesca”, conta Stephanie Habrich, brasileira que sobreviveu ao atentado.

O jornalista e ex-correspondente da Band, Eduardo Castro, relembra que morava a cinco quadras da sede do Pentágono, outro alvo atingido pelos terroristas da Al-Qaeda. “A sensação era do caos da raiva. É uma sensação que eu lembro muito”, contou o hoje âncora do BandNews TV.

"2001 é o auge do poderio norte-americano. É uma fase pós guerra-fria, onde os EUA é a única potência do sistema internacional. Entre 2001 e 200 tivemos mudanças importantes: a ascensão da China e um mundo muito mais complexo e com muito mais atores e interesses", analisa Carlos Gustavo Poggio, PhD em Relações Internacionais.

Poggio participou da edição do último domingo (5) do “Canal Livre”, ao lado de Salem Nasser, doutor em direito internacional. Eles conversaram sobre o retorno do Talibã ao poder no Afeganistão após 20 anos de guerra e ocupação dos EUA. 

Mais notícias

Carregar mais