O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, foi fotografado nesta quarta-feira (11) usando um boné da campanha de Donald Trump – republicano que será adversário do partido Democrata, representado por Kamala Harris, nas eleições deste ano.
A fotografia foi feita durante uma visita a um quartel dos bombeiros na Pensilvânia, um dia após o debate eleitoral transmitido pela ABC News. Segundo um porta-voz da Casa Branca, o presidente colocou o boné “brevemente” como um gesto de “união”, dizendo que os Estados Unidos precisavam se unir, como aconteceu depois do atentado de 11 de setembro de 2001.
A campanha do republicano ironizou a imagem e disse, nas redes sociais, que “Kamala ‘apanhou’ tanto na última noite [no debate] que até Biden está apoiando Trump”. Em outra publicação, ressaltou que a imagem não havia sido feita com inteligência artificial.
Joe Biden seria inicialmente candidato à reeleição, mas anunciou em julho que desistiria de concorrer. Ele estava sendo pressionado, inclusive por membros do próprio partido, devido ao desempenho ruim no primeiro debate contra Trump. A idade avançada – ele está atualmente com 81 anos – também teria pesado na escolha.
Na ocasião, endossou o nome da vice, Kamala Harris, que foi posteriormente confirmada como candidata do partido Democrata.