Aos 80 anos, Joe Biden “alcançou” uma marca curiosa. De 2021 para cá, o presidente americano caiu ou tropeçou 9 vezes. A última queda aconteceu na última quinta-feira, em uma formatura da academia da Força Aérea, no Colorado.
Galeria de Fotos
As quedas de Joe Biden 1/6
Vale relembrar que Joe Biden é o presidente mais velho a tomar posse nos Estados Unidos. Sua idade já é uma questão central da campanha de 2024, com a candidata republicana Nikki Haley pedindo que todos os políticos com mais de 75 anos - incluindo Donald Trump, de 76 anos - sejam submetidos a "testes de competência". Biden será candidato à reeleição.
Em março de 2021, Biden tropeçou e caiu três vezes nas escadas ao embarcar no Air Force One. A Casa Branca na época culpou o vento.
Em junho de 2022, Biden estava em sua casa de praia com a primeira-dama Jill Biden, quando saiu para um passeio de bicicleta e parou brevemente para responder a perguntas da imprensa. Ele tentou parar a bike na frente de um grupo de repórteres, perdeu o equilíbrio e caiu no asfalto.
Outro caso aconteceu em maio de 2022, Biden tropeçou novamente nas escadas do Air Force One. Ele estava a caminho de Ilinóis, para discutir a recente queda da inflação.
Já aos 80 anos, em fevereiro deste ano, na volta de uma visita à Europa, Biden errou um dos degraus do Air Force One. Ele se apoiou com as mãos na escada e conseguiu concluir a subida sem mais problemas.
Também em viagem, Biden tropeçou em março de 2023. Ele estava em compromisso no Alabama, quando perdeu o equilíbrio.
Por fim, antes da queda no Colorado, Biden tropeçou nas escadas em sua ida ao Japão para o G7. Biden estava atrasado, todos os outros líderes do encontro o aguardavam para fazer uma visita no Santuário de Itsukushima.
Quando o líder americano chegou, tropeçou ao descer as escadas do Santuário para cumprimentar o primeiro-ministro japonês, Fumio Kishida.
Os dois continuaram como se o deslize não tivesse acontecido, juntando-se ao resto dos chefes de Estado.