O jornalista, narrador esportivo e advogado João Zanforlin morreu nesta segunda-feira (29), em São Paulo, aos 75 anos. A informação foi confirmada pelo Instituto Brasileiro de Direito Desportivo (IBDD). Zanforlin era especialista em direito esportivo e, como locutor, narrou oito Copas do Mundo (1970 a 1998) e sete Olimpíadas (1972 a 1996). A causa da morte não foi divulgada.
Nascido em Tamburi (SP), Zanforlin começou a carreira na Rádio Bandeirantes nos anos 1960. Também foi comentarista na TV Bandeirantes, narrador da TV Cultura, e, nos últimos 30 anos, estava dedicado ao direito esportivo. Ele atuou como advogado do Corinthians e chegou a ser diretor jurídico do clube.
"O Instituto Brasileiro de Direito Desportivo lamenta a passagem do sócio benemérito João Zanforlin Schablatura, nosso querido João Zanforlin. Jornalista e advogado desportivo, João Zanforlin é um dos maiores nomes do Direito Desportivo do Brasil e grande incentivador e contribuidor do IBDD. Reconhecido por sua cordialidade, inteligência, ética, generosidade e tecnicidade, João Zanforlin deixa um legado para além do jusdesportivo. O IBDD deseja serenidade aos familiares e amigos", diz a nota do IBDD.
O velório de Zanforlin será na manhã desta terça-feira (29) no Cemitério da Vila Alpina, na zona leste de São Paulo.