Javier Milei é eleito presidente da Argentina

Ele venceu o ex-ministro da Economia do país, Sergio Massa, em segundo turno disputado neste domingo (19)

Da redação

Javier Milei
REUTERS/Agustin Marcarian

O economista Javier Milei, 53 anos, foi eleito como novo presidente da Argentina. Ele venceu o ex-ministro da Economia do país, Sergio Massa, em segundo turno disputado neste domingo (19). Ele assume o cargo a partir do dia 10 de dezembro.

“Hoje começa a reconstrução da Argentina. É uma noite histórica para a Argentina. Obrigado a todos que fizeram que isso fosse possível. A situação da Argentina é critica. As mudanças que nosso país precisa são drásticas. Se não avançarmos rápidos com mudanças estruturais, vamos nos dirigir a pior crise da nossa história. Nosso compromisso é com a democracia, o comércio livre e a paz”, disse Milei em discurso após ter a vitória confirmada.

Populista e de direita, Javier Milei foi o candidato que teve mais votos nas eleições primárias abertas, simultâneas e obrigatórias na Argentina. Ele se destacou na mídia com a "turnê pela liberdade".

Milei é economista, conhecido também como “anarcocapitalista”. Durante a campanha, ele destacou como prioridades o fim do Banco Central, além da adoção do dólar como moeda principal na Argentina.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.