Cada japonês come em média 320 ovos por ano. É uma das maiores médias do mundo. E o Japão é o principal destino externo dos ovos produzidos no Brasil. De janeiro a novembro foram mais de dez mil toneladas. O que representou 40% de todo o volume exportado.
“O japonês viu que o Brasil consegue entregar um produto de qualidade, um produto acessível, sanitariamente dentro das melhores condições. Importante a gente deixar claro que Brasil continua sendo um país livre de influenza aviária de alto patogenicidade. Nunca tivemos um caso em granjas comerciais”, disse Luís Rua, diretor de mercados da associação brasileira de proteína animal.
Até novembro, as exportações de ovos totalizaram mais de 24 mil toneladas, alta de 170%.
O Brasil exporta ovos para mais de 50 países. E neste ano abriu novos mercados. O produto brasileiro chegou a Taiwan, na Ásia. Aqui nas Américas, os novos compradores são os chilenos e os maiores consumidores de ovos do mundo, os mexicanos.
Mesmo com o crescimento, apenas 1% da produção brasileira vai para outros países. Metade é embarcada in natura. A outra é processada: ovo em pó e líquido.