Um casal de brasileiros que vive na costa do Japão, durante entrevista ao vivo ao BandNews TV, foi surpreendido com um alerta da TV estatal do país para que moradores de regiões litorâneas busquem abrigo longe dessas áreas. A medida foi tomada devido ao risco de tsunami após um terremoto de magnitude 7,6 atingir o país.
“Estão mandando procurar abrigo. É para evacuar das costas e procurar abrigo”, disse o veterinário Francisco, assim que o governo japonês emitiu o alerta na programação de TV.
A região de Noto, na costa ocidental, sofreu uma rápida sequência de tremores, que começou com magnitude 5,7 às 16h06 no horário local (4h06 no Brasil). Quatro minutos depois, um terremoto de magnitude 7,6 foi sentido. Os brasileiros entrevistados pela Band disseram que sentiram o tremor.
“Estão mandando evacuar nessas regiões mais afetadas. A previsão de ondas, para nós aqui, não é tão alta. É de 1 metro para um tsunami. No epicentro do terremoto, as ondas podem chegar a 5 metros de altura. Nós já passamos por isso, em 2018, em Hokkaido. É complicado”, continuou Francisco.
A Agência de Meteorologia do Japão (JMA) emitiu, nesta segunda-feira (1º), um alerta de tsunami para as regiões costeiras ocidentais de Ishikawa, Niigata e Toyama. O restante da costa noroeste da ilha japonesa de Honshu recebeu alertas ou avisos de tsunami de nível mais baixo.