Em viagem à Bruxelas para acompanhar o presidente Lula na Terceira Cúpula da CELAC e União Europeia, a primeira-dama Janja Lula da Silva participou na manhã desta terça-feira (18) do encontro da Aliança de Cônjuges de Chefes de Estado e Representantes da América Latina e Caribe (ALMA).
A Alma surgiu como um espaço de integração onde as participantes podem debater e trabalhar propostas de temas comuns que afetam, principalmente, as populações mais vulneráveis de seus países, como crianças, jovens e mulheres.
Durante o encontro, o primeiro de Janja com as demais cônjuges da Alma, Janja apresentou um breve panorama dos últimos anos do Brasil e de como, junto ao presidente Lula, tem trabalhado pela reconstrução do país.
Nesse sentido, destacou a importância de atuarem como amplificadoras e promotoras da Paz e de políticas de apoio a participação política de mulheres e combate à misoginia, assuntos prioritários em sua atuação.
“Precisamos buscar um protagonismo para as mulheres. Podemos ser exemplo, podemos construir um horizonte com relação ao papel que queremos desenvolver nas nossas sociedades e, de uma forma um pouco mais global, do papel que desejamos que as mulheres tenham nos diálogos pela paz. De que forma nós, mulheres, podemos estar mais presentes na construção e nos diálogos pela paz? Seja nos territórios, seja de forma global”, disse.