O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) disse que pode definir nesta segunda-feira (23) uma data para que o governo federal sugira a desobrigação do uso de máscaras pela população. A declaração foi dada hoje a uma rádio do interior de São Paulo.
Bolsonaro conta que pediu um estudo para o Ministério da Saúde e afirmou que vai se reunir com o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga ainda nesta segunda para dar “uma solução para esse caso”.
“A ideia é a seguinte: pela quantidade de vacinados, pelo número de pessoas que já contraíram o vírus, nós tornarmos facultativo, orientarmos que o uso da máscara não precisa ser mais obrigatório”, disse.
O presidente voltou a dizer que o STF (Supremo Tribunal Federal) “deu poderes para governantes e prefeitos para ignorar o governo federal”. Assim, segundo ele, não adiantaria orientar estados e municípios e os líderes fazerem o que decidirem.
Essa informação já foi desmentida algumas vezes e no fim de julho foi feita uma publicação nas redes sociais do STF para refutar a fala novamente.
“É falso que o Supremo tenha tirado poderes do presidente da República de atuar na pandemia. É verdadeiro que o STF decidiu que União, estados e prefeituras tinham que atuar juntos, com medidas para proteger a população. Não espalhe fake news! Compartilhe as #VerdadesdoSTF", informou o órgão.