Itamaraty busca corredor humanitário para retirar brasileiros da Ucrânia

Embaixada tem cadastro de 160 brasileiros na Ucrânia, mas não sabe quantos já saíram "por meios próprios"

Narley Resende

Em coletiva de imprensa na tarde desta quinta-feira (24), o Ministério das Relações Exteriores atualizou as informações aos brasileiros que estão na Ucrânia e precisam de ajuda para sair do país. A orientação é para que as pessoas sigam para Oeste, onde pode ser mais fácil a retirada em direção a países da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte). 

De acordo com o secretario de Comunicação do Itamaraty, Leonardo Gorgulho, a Embaixada em Kiev busca identificar um corredor humanitário, mas que ainda não há negociações para que isso seja definido. “É possível que venham a ocorrer”, disse. 

“Países já nos procuraram e vamos trabalhar para encontrar um meio unificado de ação”, disse. 

O governo brasileiro reforça que a Embaixada em Kiev permanece aberta para auxiliar os cerca de 500 cidadãos brasileiros que vivem na Ucrânia e todos os demais que estejam por lá temporariamente.

Leonardo Gorgulho destacou que há 160 brasileiros cadastrados até agora. “O número estimado é de 500 brasileiros na Ucrânia, mas não sabemos quantos já saíram por meios próprios. É possível que parte desses 160 cadastrados também já tenha saído”, destaca. 

O secretário afirmou que não há meios possíveis de enviar aeronaves para o resgate. “O espaço aéreo está fechado e não é viável”, pontuou. 

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, ordenou na madrugada desta quinta-feira (24) um ataque contra a Ucrânia que começou por cidades fora das áreas separatistas do Donbass, mas que se estenderam por todo o País, incluindo a capital Kiev. 

Os refugiados estrangeiros que conseguiram sair da Ucrânia tiveram também dificuldades para seguir aos países de origem. O aeroporto internacional de Wroclaw, na Polônia, por exemplo, amanheceu com dezenas de voos cancelados com o fechamento do espaço aéreo no Leste Europeu.

Orientações

O governo afirma que Embaixada do Brasil em Kiev “está renovando o cadastramento dos brasileiros” e já transmitiu orientações, por meio de mensagens em seu site, em sua página no Facebook e em grupo do aplicativo Telegram.

“Solicita-se aos cidadãos brasileiros em território ucraniano, em particular aos que se encontrem no leste do país e outras regiões em condições de conflito, que mantenham contato diário com a Embaixada. Caso necessitem de auxílio para deixar a Ucrânia, devem seguir as orientações da Embaixada e, no caso dos residentes no leste, deslocar-se para Kiev assim que as condições de segurança o permitam”, diz a nota.

O Itamaraty disponibiliza, ainda, para casos de emergência consular de brasileiros na Ucrânia e seus familiares, o número de telefone de plantão consular +55 61 98260-0610.


 


 

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais