Notícias

Israel tem mais de 1,5 milhões de bunkers; veja como eles funcionam

Os mamads são a principal opção de abrigo quando os civis não têm muito tempo para se esconder

Da redação

  • facebook
  • twitter
  • whatsapp
Bunkers em Israel
Finbarr O'Reilly/Reuters

Após novos ataques em Israel, a população voltou a se abrigar em bunkers em Tel Aviv. Segundo o Ministério de Defesa, existem cerca de 1,5 milhão de estruturas do tipo no país.

Isso acontece porque Israel tem leis que exigem a construção de bunkers antibomba. Os Bunkers, em sua criação em Israel, eram estruturas pelo menos parcialmente subterrâneas que tinham como objetivo proteger seus ocupantes de explosões.

Hoje a expressão foi expandida para qualquer estrutura fortificada para proteção. O governo do país recomenda a presença de, pelo menos, um quarto fortificado por andar; enquanto outras áreas, geralmente em prédios grandes, possuem regiões subterrâneas coletivas para abrigar várias pessoas ao mesmo tempo. 

Em questão de tecnologia, é possível encontrar estacionamentos resistentes o bastante para combater o impacto de armas nucleares, paredes edificadas com concreto armado, e janelas à prova de explosão. 

Mamads

Os mamads são a principal opção de abrigo quando os civis não têm muito tempo para se esconder, como em situações em que o alarme de perigo soa e estas pessoas estão longe de casa, por exemplo. Os mamads estão espalhados pelo país e servem para quem estiver mais próximo e precisar de segurança.

As paredes e o teto dos mamads são construídos de concreto armado, pisos de até 30 cm de espessura, portas e janelas herméticas, e trancas fundas e pesadas nas paredes.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.